Civilização Brasileira lança nova edição de “Arquivos do mal-estar e da resistência”, de Joel Birman

Depois de mais de 10 anos longe das livrarias, esta importante obra de Joel Birman ganha nova edição. “Arquivos do mal-estar e da resistência” reúne diversos textos publicados ou apresentados em conferências pelo psicanalista, que versam sobre o mal-estar na atualidade, e sua raiz na quebra da soberania e na descentralização dos modelos de conduta tradicional, como Estado, família patriarcal e religião.

O livro é estruturado em três partes: “Da servidão à fraternidade”, “Poder e subjetivação” e “Desejo de resistência”. Nos 16 capítulos que o compõem, Birman discute sobre os elementos da crise contemporânea: o esfacelamento da perspectiva de futuro, os vínculos sociais e afetivos frágeis, a hipervalorização do consumo e a fragmentação do sujeito. As conseqüências também estão em debate: o mal-estar na modernidade e na brasilidade, a violência e a barbárie, compulsão por drogas e comida, disseminação dos estados de pânico e depressão, o desalento, entre outros temas.

A nova edição de “Arquivos do mal-estar e da resistência” é parte do projeto de atualização da coleção “Sujeito e história”, que estabelece um diálogo entre a psicanálise e as demais ciências humanas. A Civilização Brasileira já lançou, desde 2015, novas versões de “Manifesto pela psicanálise”, de Erik Porge, Franck Chaumon, Guy Lérès, Michel Plon, Pierre Bruno e Sophie Aouill; “Problemas de gênero”, de Judith Butler; e “Gramáticas do erotismo”, do próprio Birman. O próximo título a ganhar novo tratamento é “O aberto”, de Giorgio Agambem. A coleção “Sujeito e história” é organizada por Joel Birman.

Joel Birman é um dos psicanalistas mais conhecidos do país. Foi premiado duas vezes com o Jabuti, na categoria Psicanálise e Psicologia, e recebeu o Prêmio Sérgio Buarque de Holanda, na categoria Ensaio Social, da Biblioteca Nacional. Escreveu os livros “Mal estar na atualidade”, “Gramáticas do erotismo” e “As pulsões e seus destinos”, entre outros.

FICHA TÉCNICA

ARQUIVOS DO MAL-ESTAR E DA RESISTÊNCIA

JOEL BIRMAN

Páginas: 420

Preço: R$ 67,90

Editora: Civilização Brasileira

Comentários do Internauta

Comentário(s)

Compartilhe

Leandro não é jornalista, não é formado em nada disso, aliás em nada! Seu conhecimento é breve e de forma autodidata. Sim, é complicado entender essa forma abismal e nada formal de se viver. Talvez seja esse estilo BYRON de ser, sem ter medo de ser feliz da forma mais romântica possível! Ser libriano com ascendente em peixes não é nada fácil meus amigos! Nunca foi...nunca será!