Dica de livro | O verso dos trabalhadores

O ruído de T. não tinha letras correspondentes. Palavra alguma seria suficiente para falar do ruído de T. enquanto dava a sua entrevista à jornalista Eliane Brum que escutou não somente ele, mas várias outras pessoas a respeito da questão do amianto aqui no Brasil. Trabalhadores expostos aos efeitos do contato com o amianto – como o câncer de pulmão – e vítimas de um sistema cruel. T. orgulhava-se de ser funcionário de uma fábrica e a carregava no peito. Carregou-a de forma mais literal até adoecer anos depois. A história de T. é apenas um dos textos que integram o livro O verso dos trabalhadores, publicado pela Editora Terceiro Nome.

Produzido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) com recursos de multas aplicadas a empresas que infringiram leis trabalhistas, o livro visa estimular a reflexão sobre as profissões, suas simbologias e impactos na vida contemporânea. Para isso, a obra mescla conteúdo escrito  com relatos fotográficos. O “verso” que compõe o título pode ser visto como composição literária ou compreendido com o avesso e o lado oculto e pouco conhecido desses trabalhadores.

São nove textos de jornalistas e escritores que abordam a perspectiva trabalhista por meio de gêneros diversos: há uma carta escrita pelo moçambicano Mia Couto, um conto de José Luiz Passos, um ensaio de Lya Luft etc. Além dos autores citados, existem textos de José Rezende Jr., Clara Arreguy, Xico Sá, Marcelo Rubens Paiva e Milton Hatoum (único texto que não é inédito) que também assina o prefácio da obra.

Intercalados com as palavras, estão os ensaios fotográficos de Geyson Magno, Avener Prado, Tibério França, Marlene Bergamo e Walter Firmo. Segundo os organizadores Rodrigo Farhat e Alessandro Soares, os fotógrafos se expressaram com liberdade em relação às pautas acordadas e tanto os textos quanto as fotografias foram concebidos sem necessidade de obediência a regras. O conteúdo do livro, de distribuição gratuita para escolas e bibliotecas, pode ser visto no site: www.oversodostrabalhadores.com.br

Ficha técnica

Título: O verso dos trabalhadores
Organização: Rodrigo Farhat e Alessandro Soares
Editora: Terceiro Nome

 

Comentários do Internauta

Comentário(s)

Compartilhe

<p>Jornalista, com especialização em Cultura. Adora ler e escrever sobre pessoas e assuntos culturais, especialmente Literatura, Cinema e Teatro.</p>