HomeCênicasFestival Internacional de Circo do Rio de Janeiro chega à quarta edição

Festival Internacional de Circo do Rio de Janeiro chega à quarta edição

Evento contará com 40 apresentações gratuitas em diversas regiões da cidade

De 17 a 27 de novembro o Rio vai se transformar em um grande picadeiro para receber as atrações do 4° Festival Internacional de Circo do Rio de Janeiro. Onze companhias nacionais e internacionais levarão seus espetáculos a teatros, arenas, parques, praças e até bibliotecas, sempre com entrada gratuita. Realizado pelo Circo Crescer e Viver, o festival tem patrocínio de Petrobras, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura. O evento conta ainda com o apoio da TV Globo, da MBaraka e do Metrô Rio.

O tema escolhido para esta quarta edição é “O Rio é o mundo”, em referência ao sucesso dos Jogos Olímpicos realizados na cidade recentemente. “Em sua essência, o circo tem caráter itinerante e tradição de percorrer o mundo. Nossa ideia foi traçar um paralelo com a vocação que o Rio reforçou durante a Olimpíada: receber pessoas e abraçar o mundo”, explica Vinícius Daumas, diretor do festival.

A abertura da mostra ficará por conta dos espanhóis da Cia Cíclicus. No espetáculo “Pals”, conceitos de transformação inspiram um show de circo contemporâneo com elementos rústicos e naturais. Além da sessão fechada para convidados e jornalistas, no dia 17/11, no Teatro Carlos Gomes, na Praça Tiradentes, a companhia também se apresentará nos dias 18, 19 e 20, às 20h.

Outros espaços da cidade que vão receber os espetáculos da programação Festival Internacional de Circo são: Teatro Municipal Ziembinski, na Tijuca; Biblioteca Parque de Manguinhos; Parque Madureira; Arena Jovelina Pérola Negra, na Pavuna; e Biblioteca Parque Estadual, Circo Crescer e Viver e Praça Mauá, no Centro.

::: Programação conta com 40 apresentações

A pluralidade de linguagens circenses é a marca do Festival Internacional de Circo do Rio, que reúne em sua programação espetáculos de circo contemporâneo, peças com números do circo clássico, além de apresentações voltadas ao público infantil.

Fechando a programação, no domingo, dia 27, o picadeiro do Circo Crescer e Viver vai receber a Mostra Competitiva de Circo. Dez performances circenses selecionadas previamente serão apresentadas e concorrerão a R$5mil em prêmios.

::: Papo de Circo

Assim como nas edições anteriores, o 4° Festival Internacional de Circo contará com um encontro para trocas de ideias e experiências sobre a cena circense brasileira e mundial. Este ano o Papo de Circo será realizado em formato informal, como um talk-show em que o público poderá interagir com os convidados. O encontro acontecerá no dia 21/11, às 15h, na Biblioteca Parque Estadual, e contará com a presença de diretores de escolas de circo e festivais, além de apresentações de números de circo. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo e-mail inscricao@crescereviver.org.br e as vagas são limitadas.

Alguns nomes confirmados são: Carlos Vianna, diretor da Escola Nacional de Circo (ENC/Funarte); Javier Jiménez, coordenador artístico da Escuela de Circo Carampa (Madri/Espanha); e Raphael Calvo, coordenador do Programa de Formação do Artista de Circo (Profac), do Circo Crescer e Viver. A mediação do Papo de Circo ficará a cargo de Vinicius Daumas, cofundador do Circo Crescer e Viver e diretor do Festival Internacional de Circo do Rio de Janeiro.

::: Programação completa em www.festivaldecirco.com.br

::: SERVIÇO

4° Festival Internacional de Circo do Rio de Janeiro
Abertura para convidados e imprensa – Dia 17 de novembro, às 20h
Local – Teatro Carlos Gomes (Praça Tiradentes, s/n° – Centro/RJ)
Programação aberta para o público: De 18 a 27 de novembro de 2016
Entrada gratuita (mediante retirada de senha com 1 hora de antecedência)

Comentários do Internauta

Comentário(s)

Compartilhe

Balzaquiana, bípede, bímano, baixista, boba, bruta, bukowskiana, bacante, bagunçada, beata, biruta.